Vai ter figo na festa do figo?

Postado por em 17 janeiro 2013, às 00 : 33 AM Imprimir


Vai começar depois de amanhã a tradicional Festa do Figo, já em sua 64ª edição.

Não vou falar aqui das festas antigas, senão tem gente que vai dizer que já começou o saudosismo, e que eu só vivo de saudosismo.

Também não vou falar que nas aberturas das festas antigas, o céu de Valinhos recebia a espetacular Esquadrilha da Fumaça, com suas magníficas acrobacias aéreas, senão tem gente que vai dizer que eu só vivo de saudosismo.

Também não quero dizer que aquilo que mais se via nas festas do figo… era o figo, assim como nada direi sobre a satisfação que o povo valinhense tinha quando chegava janeiro para se preparar para ir até a festa. Não direi nada disso, pra ninguém dizer que eu só vivo de saudosismo.

Esta festa poderá ser diferente, e tem que ser diferente, pois será a primeira de uma nova administração. Eu disse que a festa tem que ser diferente, e não, que vai ser diferente. Mas o que é ser diferente? Pior ou melhor, desde que não seja igual.

Tenho observado que as pessoas nem se lembram da fruta figo, quando falam da festa do figo. Na verdade o figo é uma flor na sua parte roxa, o fruto são as sementinhas internas.

A primeira coisa que duas ou mais pessoas dizem quando conversam sobre festa do figo, é se vai chover, e se vai haver shows com artistas famosos.

E o figo, gente??

Ninguém pergunta como foi a última safra do figo, e se as frutas estão de boa qualidade.

Ninguém pergunta se as estradas lá do Macuco e da Reforma Agrária, estão em boas condições de tráfego para que com isso os agricultores possam fazer o transporte das frutas com facilidade e sem o perigo de afetar sua qualidade.

Ninguém quer saber para onde vai parar o que a Asserutil arrecada com a festa.

Ninguém pergunta quanto é cobrado daquelas pessoas que montam suas barracas dentro do recinto da festa para venderem seus produtos.

Só querem saber de Show, de show, e de show. E o figo, gente??

Então eu pergunto.

Vai ter figo na festa do figo?

Sabem vocês, caros leitores, que Valinhos já teve 1 milhão de pés de figo plantados em seu território? Hoje este número está na casa dos 500 mil. Se vocês acham que é devido ao fato das propriedades agrícolas estarem virando condomínios residenciais, estão com grande chance de terem acertado.

Ainda assim, os 50 produtores de figo que temos em Valinhos, esperam bater o recorde de vendas com relação ao ano passado.

Sendo assim, eu mesmo respondo a pergunta que fiz acima: Sim vai ter figo na festa do figo, sabemos lá até quando, né!

Um site oficial da Festa do Figo www.festadofigo.com.br , muito bem elaborado por sinal, mostra tudo sobre o nosso maior evento.

Detalha tudo sobre gastronomia, agro turismo, rainha e princesas, segurança, música regional, parque de diversões, exposição de frutas, mapa ilustrado da festa, contatos, como chegar e grandes shows. E é sobre este último que vou tecer alguns comentários, pois entendo que se esteja alardeando que os grandes shows estão de volta, que a entrada será franca, mas não é bem assim não.

Assim que entramos, repito num site bem informativo, vemos de cara, entre outros, um quadro com uma foto do povão em um show, com os seguintes dizeres. “Em 2013 os grandes shows voltaram. A entrada será franca…”

É está assim! Que legal! Está escrito que em 2013 os grandes shows voltaram, e não vamos pagar nada para assisti-los? É o que vemos clicando neste quadro. A seguir abre-se uma nova tela com as fotos e as datas em que todos os artistas se apresentarão, que são eles: Família Lima, Inimigos da HP, David Quinlan, ( Munhoz & Mariano ), Restart, CPM 22, PG, ( João Neto & Frederico ), Jeito Moleque, Patatí Patatá, e Dj Prodígio. Esta lista toda de nomes, depois da frase, “entrada franca…”

Então não pagaremos nada para assistir a todos estes shows da lista. Correto?

Não! Pagaremos sim!

Ao clicar em cima das fotos descobre-se que dois dos shows serão extras, e pagos, mais especificamente os de Munhoz & Mariano, e João Neto & Frederico. O Valor dos ingressos para os dias destes dois Shows será de R$30,00 ou R$20,00  se forem comprados antecipadamente.

Portanto os grandes Shows voltaram, o que é bom, mas dois deles serão pagos.

Não estou defendendo que os grandes shows deveriam ser gratuitos também, apenas observei que se tem esta impressão logo no início da visita que se faz  ao site oficial da festa do figo.  Depois ao se aprofundar mais, é que se vai descobrindo quais serão pagos. Entendo que os elaboradores do site poderiam consertar isso aí, e dizerem diretamente que dois dos shows serão pagos, mais claramente.

Mas a festa chegou. Desejo aos organizadores do evento, que pouco tempo tiveram para prepara-la, que tudo ocorra da maneira que planejaram, e que os valinhenses  assim como os visitantes, possam dizer:
Que bela festa!!

EM TEMPO: Quero parabenizar a todos os agricultores de Valinhos, em especial aos produtores de figo. Não fossem eles que “ralassem” o ano inteiro, e não teríamos este evento já pela sexagésima quarta vez. Graças a eles ainda temos figo.

EM TEMPO 2: Depois de escrever este texto, ouvi no sistema de som da ACIV a propaganda divulgando o valor dos ingressos dos shows extras, o que é muito bom, assim o fato de se cobrar ingresso, está sendo divulgado como se deve.

OMVJoão Batista Pozzuto é Valinhense, economista e
escritor. Autor do livro “Do outro lado do balcão”.
Escreve todas as quintas neste blog
E-mail: joaobpozzuto@gmail.com


Compartilhar no Facebook

Colunas e Colunistas Do outro lado da Noticia - João Pozzuto

Veja também

O conteúdo dos comentários são de responsabilidade de seus autores.
Os comentários são moderados pelo OMV e não serão publicados no momento da postagem.

8 Comentários

  1. Déborah, 1 ano atrás Responder

    Pois é João…e o figo ninguém quer saber…me parece mesmo é que tudo ficou assim, superficial…é melhor fofoca, novela, BBB à um bom livro…é melhor bundas de fora, carnaval geral à crescimento intelectual…mas enfim…Deus me deu um cérebro e eu gosto sim de pensar , de sentir e até mesmo me permito ser saudosista. Também tenho saudades da velha e tradicional Festa do Figo! Mas, tudo muda, evolui…só a festa que não, porque na minha opinião…para esta festa voltar a ser, de fato um festão, tem ainda muito, muito chão…
    Abraço

    • João Pozzuto, 1 ano atrás Responder

      Legal Déborah, eu pensei que só eu fosse um saudosista. Seu comentário vem mostrar que o termo correto não é “saudosista”. Nós sentimos saudades sim. Saudades de festa boa , de festa bonita, de figo…

  2. ARgimiro., 1 ano atrás Responder

    Gostei . Muito bom.

  3. Fernando, 1 ano atrás Responder

    Pozzuto, muito pertinente suas colocações nesta coluna, mas acredito que a maioria dos frequentadores da festa, assim como eu, não estão preocupados com a qualidade do figo, com a prestação de contas da Asserutil ou com as estradas da cidade, todos nós esperamos a festa para nos divertirmos, esquecermos as agruras do dia a dia, é o momento de relaxar e curtir apenas!!Grande Abraço

  4. edson polidoro, 1 ano atrás Responder

    Bom dia. Meu amigo Pozzuto, e realmente e verdade, eu vejo assim, que nos ultimos
    anos, a festa estava ficando na mesmise, e foi perdendo aquele foco de FESTA DO FIGO, eu particularmente, trabalhei, vivi e convivi, nas festas, mas nos ultimos anos
    não tinha muita vontade de ir passear na festa, era sempre mesma coisas ate os brinquedos do parque era o mesmos e no mesmo lugar, já nas festas vizinhas alem dos
    grandes shows, e gratuito e sempre tem coisas diferentes,
    mas vamos lá!!! já começou a mudar, esta no caminho de melhorar.
    tambem quero parabenizar todos, os sobrevivente agricultores de frutas de nossa cidade e regiaõ, só quem já pegou no cabo de enchada um dia sabe do valor deste homens
    destas familias
    boa festa a todos!!!

  5. Adriano Tonon, 1 ano atrás Responder

    Muito bom seu texto, amigo Pozzuto! Espero que os produtores batam recordes de venda. Se depender de mim vai ser fácil, eu adoro FIGO. E GOIABA!

    Espero que as barracas vendam, que as pessoas que investiram ali tenham o retorno esperado.

    Espero que meus amigos de fora de Valinhos fiquem contentes e falem bem da minha festa!

    E Espero todo mundo na barraquinha do SOMOS VALINHOS, para doar um pouquinho, pra fazermos o começo de ano mais feliz para quem precisa!

    Valeu!!!

    • João Pozzuto, 1 ano atrás Responder

      Grande abraço ao Argimiro, Fernando, Edson Polidoro, e Adriano Tonon. Seus comentários são como sempre muito bem-vindos.Sintam-se a vontade.Continuem lendo “O Melhor de Valinhos”

  6. Marcelo E., 1 ano atrás Responder

    Estive ontem no recinto e notei o capricho nas instalações. Essa festa promete!
    Inclusive ouvi alguns comerciantes dizendo que “nem parece o mesmo lugar”.
    Vamo que vamo!


Deixe seu comentário

O conteúdo dos comentários são de responsabilidade de seus autores. Os comentários são moderados pelo OMV e não serão publicados no momento da postagem. O OMV poderá não publicar o comentário se assim julgar necessário.

Alternar para o modo Desktop do blog